« O Odeon | Entrada | No Blogue das Cartas »

setembro 25, 2004

Ali às voltas (I)

De vez em quando damos umas voltas aí pela blogosfera e vemos o que há de novo. Descobrimos este post de apresentação de um blog recentemente criado no Sapo. Um primor que não queremos deixar de partilhar aqui convosco:

"Bem como esta tudu numa onda de criar blogs, eu decidi nao ficar pa tras e entao pa aki esta! 1-kero dixer k o nome do blog ou seja NO NAME nao teem nada a ver com akela claque dakele clube k nem o nome aki teem direito a ser pronunciado.....2-Nao vou dixer o meu nome pk keem ca veem em principio sabe, e se nao souber epa pode me pg k eu lg vejo se rxp......e 3- eu aki vou falar de ppl bacano, de cenas curtidas k tenhamos vivido e acima de tudu vou insultar ao maximo os meus amigos(ou nao)!!e prontos ao maximo e isto......espero k kurtam senao olha azar!! "

Fixe, kurti bué!

A pedido de algumas famílias aqui fica o link

Publicado por ognid às setembro 25, 2004 12:53 PM

Comentários

ixtu e normal, e + rapido, e + facil e + comodo.....
ixto comxou td nox sms.....s kerem k a lingua portuguesa n seja assassinada baixem ox prexos dax msg....ixo seria 1 ajuda...lol

bjx a todos

Publicado por: em dezembro 12, 2004 11:10 PM

Annie, é sim. É usado normalmente nas mensagens SMS e também no Messenger (MSN). O problema está na forma como se espalha... como uma epidemia.

Publicado por: ognid em setembro 30, 2004 01:39 AM


Cheguei tarde,mas tb é habito:) mas não consigo ir embora sem confessar que não conhecia....riam á vontade...é verdade ,nunca tinha visto!:)Já agora aquilo é usado a sério?

Publicado por: annie hall em setembro 29, 2004 11:33 PM

Bem, a perturbação linguística é tanta que até chamei Lique à SeiLá... Mil perdões às duas, mas não restam dúvidas que os tempos são de perturbações...

Publicado por: OrCa em setembro 28, 2004 11:53 PM

eu propria às vezes uso nos sms e no messenger tb... nos comentarios que faço nos blogs evito usar mas às vezes escapa, até pq é mais rápido! De qualquer modo tento tb alertar os meus filhos e alunos para o risco que representa o uso excessivo desta "nova linguagem" que pode ser bué fixe, mas acaba por se tornar um hábito deplorável... como em tudo na vida o importante é dosear!

Publicado por: pandora em setembro 28, 2004 07:35 PM

Inconformada, por quem sois! Mázinha? Nem pensar em tal. Quando é que é a final do campeonato? :) bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 28, 2004 04:42 PM

OrCa quer-me parecer que eles se "marginalizam" propositadamente ao usar essa linguagem. Depois temos todos os outros factores que descreves e que levam realmente a essa perspectiva de voltarmos a uma linguagem algo "macacóide". Exagerando, claro. Vamos ver.

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 28, 2004 04:41 PM

Seilá, realmente a linguagem dessa mocinha ainda consegue superar a do outro :( não compreendi metade do que ela escreve. É obra. Mas também não é caso para pânicos... digo eu :-/ bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 28, 2004 04:36 PM

Acho que é um forte candidato a chegar à final do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa. Fui muito mázinha ? :-) Beijo

Publicado por: inconformada em setembro 27, 2004 11:37 PM

Caro Ognid, desculpa lá esta nova intromissão, mas recebi, pelos Sete Mares, um apelo descabelado da Seilá sobre este tema e o comentário dela e senti-me "obrigado" a vir até cá tranquilizar a moçoila...

Em primeiro lugar, desdramatize-se a coisa. Ninguém, em seu juízo perfeito, pretenderá nos blogs estabelecer doutrinas. Exercemos, apenas, o salutar direito de emitir opiniões, mais ou menos fundamentadas. Portanto, amiga Lique, por mim, estás (já estavas) perdoada...

Ainda sobre o assunto: Os jovens que querem comunicar dessa forma estarão no seu direito. Mas estarão conscientes de que essa comunicação se restringe ao seu universo de relações próximas de amizade ou companheirismo? E, em caso afirmativo, até que ponto isso é a assunção de uma certa "marginalidade" relativamente ao "resto do mundo", que - essa sim - pode ser um indício social preocupante?

Na verdade, quando a escola (o ensino) - e NÃO quero que leiam "os professores" - em Portugal faz questão de bater recordes anuais de falta de exigência, o que poderá esperar-se dos formandos?

A mim já me preocupa hoje aperceber-me de que metade do que se escreve não é percebido; metade do que se diz não é entendido...

Grunhidos e gestos foram o passado, conforme consta. Queremos que sejam o futuro?

Publicado por: OrCa em setembro 27, 2004 10:28 PM

Ognid ESTOU EM PÂNICO!!!!! DESDIGO!!! BENDIGO-TE
A esta hora resolvi colocar uma dessas coisas que mostram quem nos visita - dois segundos depois, recebo ESTA VISITA!! Oh! deuses como tu e o OrCa tinham razão! a pequenita tem 12 anos e...ai eu não estou em mim - aquilo é ...NUNCA TINHA VISTO!!!! Perdoa, Ognid e restantes, mas a minha experiência anda provàvelemente muito "filtrada" no que respeita a adolescentes! ISTO é necessário mesmo PENSAR e aqui deixo o que o ACASO me deu para que ainda em cima do ac\ontecimento pudesse rever a minha opinião sobre este tema! A todos o meu peço perdão e agora sou eu que vos peço : QUE PODEMOS FAZER?! Eu não imaginava ISTO! NUNCA tinha visto ASSIM!

Publicado por: seila em setembro 27, 2004 02:16 AM

OrCa, eu concordo com aquilo que escreves. Mas vejo que esta forma de "escrita" se vai espalhando como uma epidemia :( abraço.

Publicado por: ognid em setembro 27, 2004 12:41 AM

Boa! Uma polémica... Posso, posso? Então cá vai: não estou nada de acordo com esta treta de "conversa sms" ou de "chat acelerado". Português é português: uma língua viva, em evolução, etc., etc. Escrever a correr, meio em trânsito para o urinol em apertos de bexiga, é deprimente e de originalidade duvidosa. Já alguém ouviu falar - ou ainda se lembra - da estenografia? Ah, pois, isso dá trabalho a aprender...
Tudo se quer a correr, em primeiro lugar, numa fervura, para ontem... Abrandem lá um bocadinho, se fazem favor; respirem, olhem em volta e dêem tempo aos neurónios para estabelecerem ligações relacionais com algum nexo.
Tanta pressa para quê? Escola, universidade, mestrado, uff-uff..., já tenho trinta anos, olha que bom que me querem reformado aos trinta e cinco...

Fui ver o blog. É curioso. Mas a construção frásica é deplorável. Não se fala, pois, apenas de uma outra grafia. Fala-se, sim, de uma redução drástica de toda a linguagem, até ao nível da sua articulação (e nem quero estar para aqui com palavrões sobre léxicos, sintaxes e outras "coisas bárbaras"...), redução essa cuja motivação qual é, para além do comodismo sorna?

Nã! Eu cá não compro isto como nóvel forma de escrita ou, sequer, de exemplo a seguir como forma de comunicação. Nós que já tendemos a comer as vogais todas do nosso linguajar... de redução em redução, por este caminho ainda veremos chimpanzés como professores de linguística.

Publicado por: OrCa em setembro 26, 2004 08:22 PM

Carriço, é mesmo uma visão negra :( mas que vai ganhando contornos de realidade. Abraço.

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:15 PM

Saltapocinhas, bem vindo aqui ao canto, pelo menos aos comentários. Concordo absolutamente contigo. Há locais próprios para esta linguagem. Os post que fazemos não são, na minha opinião, um deles. Abraço.

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:14 PM

Dora, a minha preocupação é precisamente a mesma. Bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:11 PM

Lique, ó mulher estás mesmo a ficar assim a modos que... xoné, LOL. Se quiseres pede aos jovens que eles sabem :) bjks

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:10 PM

Roxy, dá vontade de rir... se não pensarmos nas possíveis consequências. Obrigado e bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:09 PM

Seilá, eu aceito este tipo de linguagem no seu local próprio - os SMS e, já com mais diiculdade, no msn. E também sei que nós usamos abreviaturas quando escrevemos, por exemplo, aqui nos comentários. Mas são em número restrito e aplicado em circunstâncias muito específicas. Tu tens com certeza mais experiência e conhecimento dos jovens do que eu. Mas eu também tenho filhos e sobrinhos das mais diversas idades que utilizam este tipo de linguagem nos SMS e no MSN e, isso é que me assusta, vejo também a facilidade com que passam para outro tipo de situações onde a linguagem formal devia ser usada. Como por exemplo num post. Para mim o problema está aí. Bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 07:07 PM

Se esse tipo de linguagem se resumir ao MSN, ou aos comentários... muito bem! O pior é se começa a ser uma moda e o «nosso» Português começa a ficar ameaçado. (Que visão tão negra!!)

Saudações

Publicado por: Carriço em setembro 26, 2004 07:06 PM

Manuela, o problema é que partiu de linguagem SMS e, vá lá, do msn para os comentários, depois para os posts e... bjs meus e da lmatta (está aqui ao lado a dizer que já te conhece, lol...)

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 06:59 PM

Wind, é possível é, como podes verificar :) hummm estás a imitar bem :))) bjs

Publicado por: ognid [TypeKey Profile Page] em setembro 26, 2004 06:56 PM

No iniciozinho do meu blog tive uma discussão como esta. Uma menina irritou-se comigo por eu lhe ter dito que ela não estava a escrever em português... Toda a gente que foi comentar ao meu blog nessa altura estava de acordo comigo: um blog não é um chat, devemos escrever o melhor possível e sem erros. Já basta os que se dão sem querer!

Publicado por: saltapocinhas em setembro 26, 2004 06:00 PM

Ognid deixa cá botar faladura, sim?! Ora bem: PRIMEIRO - A ESCRITA :aquele blog está escrito TAL QUAL escreve muita gente (particularmente adolescentes, não sei!) nos chats. Os adolescentes (muitos) que comnheço e através de quem me foi dado conhecer esta "forma de escrita",que,para eles, é como para mim ou vocês, creio, escrever abreviado ou utilizando símbolos matemáticos (ou químicos) numa escrita apressada. E, afirmo, conhecer muitos adolescentes escrevendo correctamente português (muitos deles com menos erros ortográficos que os que me tem sido dado ver, que não por gralha, multiplicados por aí fora)e empregando esta linguagem na comunicação por chat. Volto a dizer que os vejo fazer uma e outra escrita (nunca me apareceu essa "escrita" num trabalho, mas sei que a empregam noutros locais)
Um exemplo ao acaso e MUITO apressado: quem escreve este blog http://edarf.blogs.sapo.pt/ (onde me parece, nos textos, não haver essa escrita, um ou outo não abreviado...)quando comenta emprega-a : " pk um ...papel!!ñ consegui k me envias-t kualker,"
SEGUNDO - O CONTEUDO ...bom aqui o blog em causa é infantil...acho apenas isso...
e afinal "a gente" bloga...linka... escreve um post...fica online...envia e-mail...tem um nickname...faz zapping...tem um site...consome bytes...tem stress...???videoclip...enviamos :)e **e coisas que não sei o que são + ++=++...e também escrevemos assim...num xei...faxel...e fazemos o nosso login...
E com esta "coisa" opinativa descobri e vou ler este investigação sobre blogs e que a minha linguagem HTML saia bem, AMÉN!

Publicado por: seila em setembro 26, 2004 02:26 AM

Ognid, depois do sorriso ficou a inquietação...quem escreverá daquela forma? Esta linguagem, típica de alguns movimentos emergentes, será utilizada apenas informalmente? E será que os seus "falantes" têm um bom conhecimento da linguagem "oficial"? Espreitei o blog e fiquei com dúvidas...que escola "ensinou" aqueles portugueses (suponho...). Que pode a escola fazer perante "casos" de utilização da língua deste teor? Vês como me vieste desassossegar? Bom fim de semana :-)

Publicado por: Dora em setembro 26, 2004 01:05 AM

Estou completamente xoné, meu! Afinal já lá estava o link...

Publicado por: lique em setembro 25, 2004 09:50 PM

Desculpa... tens a certeza que o blog é escrito em português? Eu sinceramente acho que devias ter indicado o link porque estou urgentemente necessitada de aprender essa língua. Hoje em dia isto já é quase: se não podes vencê-los, junta-te a eles. :)) Beijinhos

Publicado por: lique em setembro 25, 2004 09:49 PM

Oh! Ognid só não percebi porque não lincaste (linkaste, desculpa) o blog...sério!

Publicado por: seila em setembro 25, 2004 06:36 PM

Pois é, pois é! E depois... POIS!

Um abração do
Zecatelhado

Publicado por: Zecatelhado em setembro 25, 2004 05:41 PM

lolol!

Publicado por: Roxy em setembro 25, 2004 05:31 PM

Ih! fixe Ognid tás numa onda buédakurtida, pá! post do Kamandro nice, meu! Tá-se bem! iá meu vou ver. Oh! Ognid estou a rir que nem eu...de mim!) Um beijinho!

Publicado por: seila em setembro 25, 2004 05:08 PM

Francamente!!!! Ao que chegámos, Ognid!
Não te admires que há deste tipo de linguagem noutro tipo de situações! O que me põe nos píncaros da F-Ú-R-I-A!!! **

Publicado por: M.P. em setembro 25, 2004 03:42 PM

Num é puçívele. Garegalhadax:)))))bjx*

Publicado por: wind em setembro 25, 2004 01:53 PM